ÁFRICA

Conhecendo um pouquinho da África...


A África apresenta grande diversidade étnica e cultural. A maioria de seus país são bem pobres, onde as crianças não vão à escola, falta comida, água e tem muitas doenças. Alguns países tem um padrão de vida razoável, mas não existe nenhum país realmente desenvolvido na África.
Há muitas paisagens bonitas, e uma grande diversidade de animais. Para preservar a fauna e a flora, lá existem vários parques de preservação que também podem ser visitados, são os safáris. Neles podemos ver os animais fora de jaulas, soltos em seu hábitat natural, como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante, como a zebra, os antílopes, o leão, o leopardo e o guepardo,entre outros.
O Brasil tem grande influência da cultura africana, pois seus costumes foram trazidos pelos escravos que vinham de lá.

________________________________________________________________________


RECEITA DE COCADA


A cocada é um doce tradicional da Angola, e típico do Brasil. Há várias receitas diferentes, mas vamos apresentar aqui uma bem simples que não precisa ir ao fogo.


Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 pacote de coco ralado
- açúcar

Modo de preparo:
Peça para um adulto bater as 2 claras em neve.
Pegue o pacote de coco ralado e conte quantas colheres de coco dá. Coloque junto com as claras.
A mesma quantidade de colheres de coco, coloque agora em açúcar.
Misture e amasse bem.
Faça bolinhas,coloque em uma assadeira e deixe secar ao sol até o doce ficar durinho.

_______________________________________________________________________


MANKALA

Jogo da Mancala é um milenar jogo africano que pode ser encontrado em diferentes países do continente. Foi inspirado nas tarefas agrícolas de semeadura e colheita.
O jogo da Mancala é de estratégia. 

Para fazer seu tabuleiro, você vai precisar de:
 - Uma caixa de ovos
- Tesoura
- Feijão ou pedrinhas
- Uma caixinha de suco
- Tinta guache, se quiser colorir

Modo de fazer:
Recorte a caixa de ovo, deixando duas fileiras com 6 cavas cada. 
Recorte a caixinha de suco ao meio.



Como jogar:

Cada jogador iniciará a partida com 24 feijões distribuídos igualmente pelas 6 cavas.

Para decidir quem iniciará a partida os jogadores deverão tirar par ou ímpar. 

Veja as regras do jogo no vídeo:


_________________________________________________________________________________

Brincadeira Labirinto
Material: giz        
A brincadeira do Labirinto é originária de Moçambique. 
Para começar é preciso que se faça um desenho do labirinto no chão como na figura (a). Os jogadores iniciam o jogo na primeira extremidade do desenho (b). Para seguir em frente tira-se par ou ímpar repetidas vezes. Toda vez que um jogador ganhar ele segue para a extremidade à frente. O jogador que chegar na última extremidade primeiro (d), vence a partida.  


_________________________________________________________________________________

Receita Diongo de banana



Tipo de culinária: Angolana

Ingredientes:
 08 banana
70 grs de manteiga
Canela para polvilhar
Mel

Preparo:
Descasque as bananas e coloque em uma assadeira.
Polvilhe com a canela e coloque a manteiga em pedaços pequenos por cima das bananas.
Peça para um adulto colocar em forno baixo até ficarem douradas.
Servir as bananas cobertas com mel e com sorvete de creme.

________________________________________________________________________


Lenda do tambor africano
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Dizem na Guiné que a primeira viagem à Lua foi feita pelo Macaquinho de nariz branco. Segundo dizem, certo dia, os macaquinhos de nariz branco resolveram fazer uma viagem à Lua a fim de traze-la para a Terra. Após tanto tentar subir, sem nenhum sucesso, um deles, dizem que o menor, teve a ideia de subirem uns por cima dos outros, até que um deles conseguiu chegar à Lua.
Porém, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como presente, um tamborinho. O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.
A Lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio.
O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido.
Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.

_____________________________________________________________________________________________

LENDA - COMO SURGIU A GALINHA D”ANGOLA

Antigamente as aves viviam felizes nos campos e florestas africanas, até que a inveja se instalou entre elas tornando insuportável a convivência.                      Nessa ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo –alaranjado, despertava em todos a vontade de ser igual a ele. As fêmeas tinha o dorso preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro, e a garganta com manchas esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.                                 O Melro, vaidoso, certo de sua beleza, prometeu que se todas as aves o obedecessem usaria seus poderes mágicos e os tornaria negros com plumagem brilhante. Entretanto, os pássaros logo começaram a desobedecê-lo. Então ele, furioso, jurou vingança, rogou-lhes uma praga e deu-lhes cores e aspectos diferentes.                                                                                                                     Para a Galinha D”Angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante. Fez com que seu corpo se tornasse pintado assim  como o de um leopardo. Dessa forma, seria devorada por aqueles felinos, que não suportariam ver outro animal que tivesse o corpo tão belo, pintado de uma maneira semelhante ao deles. Ela pagaria assim por sua inveja. E foi isso que aconteceu.                          Desde esse dia a Galinha D”Angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos caçadores, vive reclamando to fraca, to fraca. Com suas perninhas magras, foge com seu bando assim que surge algum perigo e é muito difícil alcançá-la. Suas penas, cinzas, brancas ou azuladas, são sempre manchadinhas de escuro tornando as galinhas d”angola belas e cobiçadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário